O corpo envelhece, por mais que a mente permaneça jovem, e precisamos cuidar de todos os aspectos para ter mais qualidade de vida. Um desses aspectos é a saúde bucal. A Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS) faz um alerta sobre a higienização bucal e sua importância, ressaltando que a escovação diária após as refeições é essencial em qualquer idade.
Antigamente, era muito comum que os idosos já tivessem perdido a maioria dos dentes, porém graças a políticas públicas de orientação, o cenário mudou. A odontologia para idosos é um campo que vem crescendo, já que cada vez mais pessoas estão preocupadas com esse aspecto.
Confira quais são as doenças mais comuns que acontecem com os mais velhos e os melhores hábitos para manter um sorriso saudável.
Não é grave a princípio e ocorre quando a gengiva é infectada pela placa bacteriana. Mas, quando não tratada, pode tornar-se a primeira fase de uma doença periodontal. Os principais sintomas são gengivas inchadas, vermelhas ou com sangramento.
Causada pelo agravo da gengivite, atinge o tecido de sustentação dos dentes. Também é consequência do acúmulo de placa e falta de higiene bucal. Além disso, o diabetes e o tabagismo são fatores agravantes.
É supercomum tomarmos um copo d’água gelado e sentir uma sensação estranha por causa da sensibilidade. Porém, a condição aumenta conforme os anos avançam e existem inúmeras causas que vão desde uma escovação muito agressiva, com uma escova de cerdas duras, desgaste do esmalte ou fraturas e rachaduras.
A idade não nos torna imunes a ter cáries e ainda é possível desenvolvê-las, por isso devemos limpar a gengiva e todas as superfícies expostas de raízes para remover a placa bacteriana e restos de alimentos.
Segundo levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, inclusive os de boca. Os cânceres de boca são aqueles tumores que atingem os lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.
Os principais fatores de risco para desenvolver essa doença são bebida alcoólica e tabagismo. O consumo excessivo de álcool aumenta nove vezes as chances de ter um tumor bucal e o tabagismo aumenta em 35 vezes esse perigo.
A limpeza dos dentes deve ser feita após as refeições com uma escova de tamanho adequado, de cerdas macias e creme dental com flúor;
Não esqueça da língua! Higienize-a com a própria escova, ou um acessório específico para isso, usando movimentos cuidadosos, partindo da parte interna até a ponta;
Complemente passando fio dental;
Manter uma alimentação saudável também ajuda a garantir uma boa saúde bucal;
Beba muita água para ajudar nos eventuais incômodos com a redução de saliva;
Fique atento para possíveis lesões na boca, observando regularmente se existe alguma alteração nos lábios, bochechas, gengivas, céu da boca, na garganta ou na língua;
Se você utiliza prótese dentária, siga rigorosamente as instruções do seu dentista para higienizá-la corretamente;
Não deixe de pedir ajuda se você sentir dificuldade de realizar a higiene bucal e informe-se sempre que tiver dúvidas;
Se você é familiar ou presta auxílio a algum idoso com suas atividades pessoais, ajude a conscientizá-lo para a importância da higiene bucal ou auxilie-o diretamente ao notar dificuldades;
Evite fumar ou consumir bebida alcoólica excessivamente;
Consulte um dentista regularmente.
-- Se você quer mais dicas sobre saúde, prevenção e qualidade de vida não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Gostaria de dar uma sugestão ou ver algum assunto por aqui? Conte para a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!