Apesar de pouco falado, a geriatria não se restringe apenas aos idosos. Esse médico aponta com mais facilidade as condutas preventivas até mesmo em pacientes de meia idade, identificando os hábitos que devem ser modificados (sedentarismo, etilismo, tabagismo, hábitos alimentares etc) e exames de rastreio (densitometria, dosagem de glicemia, mamografia, exame de fezes) que devem ser realizados para que as pessoas envelheçam com a melhor qualidade de vida possível.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a geriatria é a especialidade médica que promove a saúde por meio da prevenção e tratamento de doenças de reabilitação funcional e cuidados paliativos. Isso engloba desde a promoção de uma velhice saudável até o tratamento e a reabilitação das pessoas.
Esse profissional orienta também sobre formas de barrar o desenvolvimento de condições degenerativas. Até mesmo pacientes com 40-50 anos que já apresentam problemas e necessitam de acompanhamento periódico podem se beneficiar de uma consulta.
São algumas situações que pedem pela expertise desse profissional:
A pessoa tem mais de 60 anos e quer um médico especializado nas alterações e condições que ocorrem mais comumente nessa fase para ter uma qualidade de vida melhor;
Pacientes que já são idosos que querem tratar ou adotar medidas preventivas durante a terceira idade;
Indivíduos acima de 40 anos que querem se precaver contra doenças e evitar complicações no futuro.
Não é incomum pessoas mais novas procurarem esse especialista. O que acontece é que a maioria das doenças que são perigosas para idosos podem começar na fase adulta, principalmente se levarmos em conta os maus hábitos e estilo de vida. Diante dessas circunstâncias, o geriatra é o mais indicado.
Tudo depende muito de como foi a preocupação do indivíduo com os bons hábitos. Se ele manteve uma boa alimentação, fez exercícios, não bebeu excessivamente, não fumou, entre outras coisas que possam prejudicar a saúde.
Alguns dos bons costumes que você pode adotar para ter mais qualidade de vida, são:
Beber bastante água diariamente;
Adotar uma alimentação que prioriza verduras, legumes e frutas e evitar pratos gordurosos e excesso de sal e açúcar;
Evitar ficar acima do peso;
Proteger-se do sol com filtro solar adequado para seu tipo de pele, chapéu e óculos escuros;
Realizar o check-up médico;
Fazer visitas regulares ao dentista;
Não fumar;
Consumir álcool com moderação ou evitá-lo por completo;
Realizar atividades físicas regularmente, escolhendo exercícios que proporcionem prazer;
Dormir bem;
Evitar situações de estresse;
Priorizar momentos de lazer, como passeios e viagens;
Praticar um hobby;
Não se isolar, cultivando as amizades e fazendo novos amigos.
Tenha uma qualidade de vida ainda maior, adote um estilo de vida saudável e visite o geriatra!
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!