Uma das certezas da vida é de que todos nós um dia vamos envelhecer, afinal esse é um processo natural. Assim como em outras fases, como infância e adolescência, a terceira idade também tem suas particularidades.
Para lembrar dos cuidados e celebrar a vida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 1º de outubro como Dia Internacional do Idoso.
No Brasil, a data também serve para refletirmos a situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades enfrentadas no cotidiano. Saiba mais sobre a chegada a esse período da vida.
Com o passar dos anos, nosso corpo fica propício a desenvolver algumas doenças. Entre as mais comuns estão:
Diabetes;
AVC (entupimento dos vasos sanguíneos);
Enfisema pulmonar;
Alzheimer (perda de memória);
Hipertensão arterial (consumo excessivo de sal);
Pneumonia;
Perda de audição;
Osteoartrose (dores nas articulações);
Catarata (diminuição da visão).
Essas enfermidades são as mais comuns aos idosos, mas não é via de regra que todos as desenvolvam. Com alguns cuidados é possível garantir que a terceira idade chegue aliada a uma melhor qualidade de vida.
Conforme a idade avança, o corpo perde parte do seu equilíbrio e força muscular, o que pode propiciar quedas mais frequentes nos idosos, fragilizando ainda mais a saúde, resultando em lesões graves.
Para evitar que isso ocorra, são necessário alguns cuidados em casa como:
Usar sapatos e pantufas com sola antiderrapante;
Deixar os cômodos bem iluminados para não tropeçar em nada;
Evitar tapetes lisos que não sejam antiderrapantes;
Cuidar ao subir em escadas, indo devagar em cada degrau;
Instalar corrimões em determinados cômodos, como banheiro, para auxiliar.
Chegar a faixa dos 60 anos com muita saúde é possível, mas para isso é necessário ter vontade de aprender e muita disposição. Separamos algumas atividades que ajudam na saúde dos idosos. Confira:
A atividade física é recomendada sempre, independente da idade, pois o sedentarismo é responsável por muitos problemas de saúde. E no idoso pode causar limitações de movimentos, complicando o cotidiano.
Praticar uma atividade é necessário para se manter saudável. Existem diversas opções para todos os gostos como caminhada, natação ou hidroginástica, yoga, pilates entre outros.
Os exercícios vão auxiliar no fortalecimento da musculatura e do sistema imunológico, além da flexibilidade corporal.
Na alimentação o recomendado é priorizar a comida o mais natural possível. As quais encontramos nas feiras, hortifrutis e açougues, deixando os industrializados de lado.
Nosso corpo precisa de água para cumprir funções vitais. E nos idosos essa ingestão precisa ser mais cuidadosa já que o corpo tende a desidratar com mais facilidade principalmente no verão, que se aproxima. Por isso, beba água!
Por mais que a idade chegue, nunca é tarde para continuar aprendendo. Estimular o cérebro a aprender coisas novas faz com que ele permaneça com saúde.
Procure por atividades que possam trazer prazer e ajudar a mente a continuar ativa, como jogos de memórias, leitura de livros, realização de novos cursos como artesanato.
Não coloque limites em si mesmo, sempre é hora de descobrir algo novo e continuar com a mente afiada.
Com a pandemia do coronavírus, os idosos tornaram-se parte do grupo de risco. Dessa forma, os cuidados com relação à saúde devem ser dobrados, são eles:
Ficar em isolamento social, evitando aglomerações;
Preferir ligações ao invés de visitas;
Continuar com cotidiano de atividades físicas, mas dentro de casa;
Cuidar da higiene pessoal;
Manter a casa ventilada;
Evitar idas desnecessárias ao hospital devido a transmissão;
Essa situação vai passar, mas enquanto isso esses precauções são necessárias para evitar o risco de contaminação.
Gostou das nossas dicas? Então não espere para colocá-las em prática, dessa maneira será possível aproveitar ainda mais a vida com qualidade.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!