As mudanças bruscas de temperatura não fazem bem à saúde, principalmente para os mais velhos, pois, são capazes de causar resfriados, gripes e até doenças mais graves, como pneumonia.
Nosso corpo se acostuma com o clima ambiente e quando as mudanças acontecem, é como se o organismo sofresse com um choque térmico. O que acaba fazendo com que nossa imunidade fique baixa, deixando uma abertura para as enfermidades terem fácil acesso ao organismo.
Saiba como essas variações acabam afetando a saúde das pessoas mais velhas.
Para o idoso que sofre de alguma doença respiratória como pneumonia, sinusite ou rinite, a queda da temperatura ou aumento repentino pode causar uma piora no quadro clínico.
Isso acontece porque as vias aéreas estão preparadas para permanecer em um clima que seja constante no local e, quando a temperatura deixa de ser constante e varia rapidamente, gera irritação nas vias respiratórias.
Junto com a mudança, o ambiente pode propiciar o agravamento dessas doenças. Se a casa não for adequadamente ventilada, acaba acumulando pó e sujeira, o que deixa brecha para bactérias e vírus surgirem.
Além dos problemas respiratórios, esse tipo de mudança pode causar, ainda, problemas cardíacos. Nos idosos, quando o clima muda de frio para quente de modo rápido, o sangue age ficando mais espesso.
As artérias se contraem e a pressão cai. Muitas vezes, acaba sendo necessário buscar ajuda médica para bombear o sangue, por causa do estado de saúde da pessoa.
Já quando ocorre o contrário, e a temperatura cai, o recomendado é deixar o local um pouco ventilado para que haja circulação de ar. Além de beber muita água para que o corpo não enfraqueça, desse modo é possível diminuir o risco de quedas.
A alteração climática pode ter influência no humor das pessoas. Por exemplo, há idosos que convivem com a depressão e, em dias muitos frios, cinzas e de chuva, a tristeza pode aumentar, causando alteração no sono e disposição.
Conhecida como “transtorno afetivo sazonal”, essa influência costuma ocorrer em períodos como o outono e inverno e é causada por mudanças no equilíbrio químico do corpo, em que os níveis de serotonina (humor) e melatonina (sono) acabam se desregulando.
Uma forma para mudar esse quadro é aproveitando qualquer brecha de sol e consumindo alimentos que contenham a vitamina D.
Independente das mudanças no tempo, essas dicas podem ajudar a imunidade do idoso a ficar mais forte. Atente-se aos seguintes cuidados:
Alimente-se bem, com muitas frutas e verduras;
Tome muita água para manter o corpo hidratado;
Deixe sempre uma janela aberta para ventilar o ambiente;
Agasalhe-se ao sentir frio ou vista uma roupa mais leve em caso de calor;
Evite o choque térmico, não saia de um lugar frio para um quente de modo brusco e vice-versa.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!