Se você tem um bebê em casa e nota que ele está em uma fase em que chora mais do que o normal, tem dificuldade para dormir e algumas mudanças no apetite, saiba que o seu filho pode estar passando por um salto de desenvolvimento, etapa de crescimento em que ele adquire novas habilidades, expressões, sons e faz descobertas com o próprio corpo.
Os saltos de desenvolvimento acontecem, aproximadamente, até o bebê completar um ano e meio. E nesse período é importante que os pais saibam reconhecê-los para poderem acolhê-lo da melhor forma. Afinal, é só mais uma etapa do crescimento e logo irá passar!
Listamos todos os saltos de desenvolvimento de um bebê e as principais mudanças que costumam acontecer em cada um deles. Confira!
Quando o bebê atinge o primeiro mês de vida acontece o primeiro salto de desenvolvimento. Nesse momento, ele passa a fixar o olhar por mais tempo em algum ponto, pode dar o primeiro sorriso, responde ao toque, poderá mamar mais vezes e ficar acordado por mais tempo.
Perto dos dois meses de vida, a visão do bebê está mais apurada e ele fixa o olhar em figuras. Coloque brinquedos em sua frente e deixe-o de bruços, já que seu pescoço estará mais firme. Ele vai querer mamar com mais frequência e ficar mais tempo com a mãe.
No terceiro mês, o bebê movimenta os olhos e a cabeça para acompanhar o movimento de um objeto e também poderá começar a chupar o dedinho. Nesse salto, note que o bebê chora mais alto do que o normal.
Por volta dos quatro meses, ele começará a tentar brincar sozinho. Também irá exigir mais atenção e vai mudar de humor com muito mais frequência.
Aos cinco meses de vida, inicia aquela fase de jogar objetos no chão, demonstra insatisfação quando os pais estão longe e presta atenção em qualquer tipo de detalhe. Por estar chorando mais do que o normal, poderá mamar mais vezes para se acalmar.
Aos sete meses, começa a prestar mais atenção nas pessoas. Entende melhor algumas palavras, bate palminhas e engatinha. Vai querer estar mais tempo com a mãe e estará mais carinhoso.
Acontece por volta dos dez meses do bebê. Nessa fase, o bebê segura melhor alguns objetos, pede por mais comida, demonstra as vontades que tem e pode ficar bravo quando for colocado na cama. É comum reclamar mais por qualquer coisa.
Aos 11 meses, mais um salto de desenvolvimento. Nesse, o bebê já está falando algumas palavras simples, fica mais irritado e com alterações no sono que farão com que ele chore mais do que o normal.
Por volta de um ano e dois meses, o bebê poderá começar a tentar se vestir sozinho. Vai testar as emoções dos pais e poderá não querer ficar com outras pessoas.
Quando o bebê estiver com um ano e meio, passará por um novo salto de desenvolvimento. Esse é marcado pelo início da desobediência da criança, que também poderá ter dificuldades para se expressar. O bebê poderá ficar sem apetite e ter pesadelos.
Para lidar com esses momentos de estresse do bebê, os pais precisam manter a calma para poder oferecer todo o conforto que o filho necessita. Deixe o bebê mamar por mais vezes, mantendo o contato com a mãe. Faça uma cama compartilhada nesses períodos, para que ele se sinta amparado. De acordo com as habilidades de cada salto, demonstre incentivo ao bebê para que se sinta mais seguro.
Ofereça carinho ao seu bebê em todas as fases do seu desenvolvimento. Com esse conforto e segurança, ele irá crescer com a certeza de que poderá contar sempre com os pais quando precisar
Crédito da imagem: Orbon Alija - iStock
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!