Cada mês de desenvolvimento da criança é uma nova alegria aos pais e várias descobertas aos pequenos.
A chegada do sétimo mês é acompanhada de muita interação e novidades. A vontade de se locomover sozinho passa a ser mais frequente, alguns já até começam a engatinhar e ainda podem surgir os primeiros dentinhos.
Confira mais detalhes e veja como aproveitar essa fase deliciosa!
Como os dentinhos podem começar a nascer, geralmente, os bebês ficam irritados por conta da coceira e dor. Uma boa ideia é apostar nos mordedores e, até mesmo, avaliar com o pediatra se vale investir em pomadas que aliviam esse mal-estar.
Nesse novo período de vida dos pequenos, é hora de começar a enriquecer ainda mais a alimentação deles.
Frutas como maçã, banana e pera podem ser oferecidas como sobremesa, pois além de nutritivas, são docinhas ao paladar. Em pequenas quantidades e bem cortadas, as carnes podem ser adicionadas as papinhas ou sopas, para oferecer mais nutrientes.
Como os dentes estão começando a nascer, é bom que os pais ou responsáveis passem a treinar a mastigação dos pequenos. Por isso, ofereça alguns alimentos como pedaços de pão ou bolacha ao leite para que ele comece a ter autonomia em pegar o alimento sozinho e mastigar. Outro ponto interessante, é aproveitar a curiosidade para oferecer o copinho plástico para ele aprender a beber sozinho. Existem copos específicos para essa fase, chamados de copos de treinamento, que facilitam a pegada e evitam que o bebê se molhe sem querer.
Converse sempre com seu pediatra, pois cada criança tem o seu tempo na introdução de novos alimentos.
O bebê, que já imitava algumas coisas, passa a querer imitar ainda mais as ações a sua volta ou chamar a atenção, batendo as mãos na mesa, imitando barulhos de bichos etc.
Deixar alguns objetos como bola ou bicho de pelúcia em certos cômodos, em uma distância segura, é interessante para estimular o desenvolvimento.
Algumas peças como colheres e pratos de plástico também são atrativos para os pequenos, principalmente para aqueles que já estão engatinhando.
Uma forma de entretê-los é deixá-los brincar com potes (de plástico) da cozinha. A curiosidade dos pequenos vai fazer com que os objetos da rotina sejam cada vez mais explorados.
No sétimo mês, o bebê deve dormir em torno de 14 horas por dia. Esse tempo pode ser dividido entre duas sonecas durante o decorrer do dia.
Mas, é importante que, além do sono noturno, haja o tempo para repouso durante o dia para recuperar as energias.
Como o bebê passa a engatinhar e a descobrir a casa e os objetos ao seu redor, alguns cuidados são necessários para que acidentes não aconteçam. Confira as dicas para proteger melhor o bebê:
Utilize protetores de borracha ou silicone na quina de móveis;
Deixe os produtos de limpeza em armários altos;
Não guarde brinquedos em sacolas plásticas;
Tampe as tomadas com protetores. Existem tutoriais na internet para reaproveitar as tampinhas das toalhas umedecidas com esse fim;
Tire fios de aparelhos como TV, DVD e videogame do chão;
Dê preferência a cortinas curtas ou prenda aquelas que alcançam o chão;
Adicione cerca nas escadas;
Coloque grades ou telas de proteção nas janelas;
Cuidado com objetos como mesinhas e cadeiras.
--
Acompanhar o crescimento do seu filho é algo mágico, os sete meses indicam que a vontade de interagir com objetos e pessoas no dia a dia será cada vez maior, ajudando no desenvolvimento.
Crédito da imagem: Dimitris66
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!