A chegada do coronavírus trouxe várias mudanças para o cotidiano e uma delas foi a permanência das crianças por mais tempo em casa.
Acordar tarde, pular refeições, ficar mais tempo à frente das telas, exagerar nos carboidratos, doces, chocolates, refrigerantes e não escovar os dentes acabaram virando rotina dentro dos lares.
E esses maus hábitos acabam abrindo brechas para alguns problemas dentários, como a cárie, por exemplo. “Com a higienização correta e diária é possível reduzir o volume de microrganismos, como vírus, bactérias e fungos na boca. Se isso não acontece, doenças como gengivite e cáries evoluem para condições mais graves como infecções, bactérias no fluxo sanguíneo ou mesmo algum quadro infeccioso generalizado. Isso implica, inclusive, em gastos extras com tratamentos” explica o dentista, Gustavo Féres.
Antes de mais nada, é importante saber que alguns estudos já mostraram que uma pessoa que testou positivo para a covid-19 tem alto nível de contaminação na saliva. Assim, a higiene oral diária é fundamental no combate ao problema, pois é capaz de reduzir a quantidade de vírus e o risco de contágio.
“Medidas simples, como escovação e uso do fio dental, contribuem para manter a imunidade do corpo e a saúde de um modo geral, o que torna-se fundamental em tempos de pandemia”, alerta Gustavo.
Para manter os pequenos longe das doenças bucais é necessário ensiná-los a fazer a escovação da forma correta. Algumas crianças podem não ter interesse e reclamar, mas que tal aproveitar o momento de pandemia para deixar a rotina de higiene oral mais divertida? Confira algumas dicas!
Para animar a criançada deixe que eles escolham sua escova. Mostre os modelos com personagens e juntos decidam qual agrada mais o pequeno.
Existem no mercado diversas opções de cremes dentais, principalmente os focados no público infantil e até mesmo kits que já vêm com escova e o creme dental.
Para a escovação não ser uma experiência ruim, existem diversas marcas que possuem bons cremes dentais com sabor docinho para auxiliar nesse momento.
Após feita a escovação, é hora de passar o fio dental. Para dar o exemplo e deixar esse momento mais divertido, faça sua higienização bucal junto ao seu filho. Essa é uma ótima forma de ensiná-lo para fazer sozinho no futuro.
A odontopediatra Gabriela Godoy explica que para poder fazer a escovação da forma correta, é preciso entender que existe uma sequência de procedimentos. A ideia é mostrar para a criançada que escovar os dentes é como tomar banho.
“Posicionar a escova na linha da gengiva, fazer movimentos circulares, escovar a parte interna dos dentes e o fundo da boca são os principais passos para higienizar a boca e ensinar seu filho ao longo do tempo como ele deverá fazer quando estiver sozinho”, ensina.
Gostou das dicas? Cuide da sua saúde e de sua família de forma completa, desde a utilização de máscaras à higiene bucal diária.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!