Durante o primeiro ano do bebê, muitas mudanças acontecem: o peso triplica, eles crescem aproximadamente 25 centímetros, começam a falar e alguns até dão seus primeiros passos. Elas são importantes para fazer um monitoramento para ver se tudo está correndo como deveria. Por isso, nos primeiros seis meses as visitas ao pediatra são mensais e depois bimestrais.
Essas consultas de rotina seguem até o fim da adolescência, mas com uma frequência menor, pelo menos uma vez por ano. Só que, com a pandemia da covid-19, as consultas de rotina dos bebês devem continuar?
A resposta é sim! Afinal, é preciso fazer esse acompanhamento junto ao pediatra para monitorar se está tudo bem. De acordo com um documento divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o atendimento no consultório será mantido, porém oferecendo as condições necessárias para impedir a contaminação de pacientes.
Então observe se, dentro no local de atendimento, estão sendo seguidas as seguintes precauções:
Apenas um acompanhante por criança;
As crianças devem ficar sentadas no colo ou nas cadeiras, evitando encostar em superfícies que não forem necessárias;
Se você apresentar algum sintoma respiratório, fique somente dentro do consultório com máscara cirúrgica;
Evite pegar revistas e brinquedos que estão expostos na sala de espera;
O médico precisa estar equipado com máscara, luvas, óculos ou protetor facial e aventais descartáveis na hora do atendimento;
Mantenha as mãos higienizadas com álcool gel 70%;
Fique distante das pessoas que estão no local com você.
Se todos essas recomendações estão sendo seguidos de maneira correta, então as visitas podem continuar de forma segura. Além disso, evite chegar muito tempo antes, para não ficar na sala de espera.
Dentro da medida do possível, a imunização dos pequenos deve seguir o calendário normal. adiamento das vacinas pode deixar seu filho mais vulnerável a riscos desnecessários o diagnóstico caso ele tenha algum sintoma.
Por segurança, você pode se preparar antecipadamente, buscando informações sobre agendamento, horários e procedimentos nos postos de saúde ou clínicas mais próximos da sua casa.
Sempre que precisar sair de casa continue com os cuidados rotineiros, use máscara e higienize as mãos. Mas cuidado, a recomendação da Anvisa é que essas medidas de prevenção sejam somente para crianças depois dos dois anos, em uma idade em que já entendem as instruções dos pais.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!