O sono é um processo restaurador para os bebês, pois consegue deixá-los mais calmos. Assim, ter uma rotina de repouso para o recém-nascido possui muitos benefícios, por exemplo, ajuda no seu crescimento, humor e na saúde.
Por isso, reunimos dicas de como ajudar os papais a criar esse hábito para seus pequenos.
Os recém-nascidos costumam dormir até 18 horas por dia nas 24 primeiras semanas, mas, não de forma contínua, pois irão acordar para se alimentar de maneira recorrente.
Vale lembrar que o momento de alimentação não tem hora certa para ocorrer, pode ser de manhã, tarde ou madrugada.
Depois de alimentados, os bebês ficam até 3 horas, em média, acordados. Logo depois desse período, começam a dar sinais de que querem dormir novamente.
É fácil de perceber quando essa hora chega:
O bebê puxa a orelha com as mãos;
Chora ou começa a choraminga;
Perde o interesse pelas pessoas ou brinquedos;
Esfrega os olhos;
Boceja muitas vezes.
Conforme o passar dos meses, a tendência é que o bebê comece a criar uma hora habitual para adormecer. É justamente nesse momento em que os pais devem ficar atentos para determinarem um horário e segui-lo repetidamente. Essa frequência fará com que a criança se acostume com a hora de dormir programada pelos pais.
Para criar uma rotina de sono, o ideal é planejar o momento em que a criança deverá estar na cama. Um dos horários mais recomendados é às 21h.
Depois de feita a escolha, prepare o ambiente para a criança. Você pode arrumar a cama, fechar cortinas, desligar a tv, ou seja, realizar atividades que normalmente são feitas antes de ir deitar-se.
Para os bebês, o recomendado é incluir na rotina um banho quentinho antes de dormir, pois a água traz relaxamento.
Se for um recém-nascido, você pode balançá-lo suavemente. Alguns tipos de música conseguem auxiliar na chegada do sono. Na internet existem diversas playlists para ajudar as mamães e papais, aproveite!
Durante o sono da noite, é comum que a criança acorde algumas vezes por fome ou para trocar a fralda. Mas, há situações em que ele apenas pode despertar rapidamente e resmungar um pouco.
Por isso, no sono noturno, espere uns minutos até o bebê começar a chorar. Se ele simplesmente resmungar, abrir os olhos e voltar a dormir, fique tranquila, é normal. Ao pegá-lo no colo pode ocorrer dele despertar totalmente e não parar de chorar.
As sonecas durante o período da tarde estão liberadas. Ao contrário do que se imagina, fazem bem ao sono noturno da criança. Mas, tenha como limite o repouso até as 16h, depois disso pode ser que o recém-nascido demore para conseguir dormir à noite.
Os bebês com menos de 6 meses, normalmente, vão precisar de até 4 a 5 sonecas por dia. Depois dos 6 meses, a soneca da tarde passa a diminuir indo de 2 a 3.
Conforme a criança for crescendo e começar a brincar, o indicado é entretê-la bastante durante o dia com brinquedos, músicas e leituras. Isso fará com que ele fique mais esperto durante o dia e durma um pouco mais a noite para conseguir descansar.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!