Recentemente bombou na internet um vídeo de uma festa de aniversário, em que duas irmãs brigam porque a mais velha apaga a vela do bolo da mais nova.
Essa relação entre irmãos motivada pelo ciúme é algo conhecido pelos pais e responsáveis.
Todo mundo que tem algum irmão ou conhece alguém que tenha, já ouviu comentários sobre desentendimentos, ainda mais sobre os pequenos que querem a atenção do pai e mãe a todo instante.
Mas até que ponto essa situação é saudável? Como lidar com o ciúme? Pensando em auxiliar os pais, separamos algumas informações para conseguir mostrar como o ciúmes é algo natural e quando deve ser visto como um alerta na relação entre os filhos. Saiba mais!
Quando nasce o primogênito, os pais costumam estar o tempo todo disponíveis para pequeno. Mas, quando recebem a notícia de que um segundo filho está por vir, é importante conversar com o filho mais velho de maneira que ele não se sinta acuado com a novidade.
O ideal é que a notícia seja dada de forma delicada, mostrando que terá um companheiro e amigo. Uma dica para fazer o mais velho se sentir responsável, e não esquecido, é incluí-lo nas experiências do irmão mais novo.
No momento em que o recém-nascido chegar em casa, peça ao mais velho para realizar tarefas como pegar os objetos para troca de fraldas e olhar o bebê, por exemplo. A ideia é deixá-lo fazer parte desse momento para que não tenha aquela sensação de exclusão, além de começar a criar um vínculo entre os irmãos.
Porém, é importante lembrar que o ciúmes é inevitável e vai acontecer em todas as fases da vida. Separamos algumas dicas para evitar que a situação ocorra de forma exagerada entre os pequenos.
Quando possível, separe um tempo para dar atenção de maneira individualizada para cada um dos filhos. Uma opção de fazer essa divisão é cada um dos pais brincar com um dos filhos e depois alternar. Assim nenhum deles vai se sentir sozinhos ou excluídos, além de ser uma ótima forma dos pais administrarem seu tempo com as crianças.
Não compare-os entre si, além dessa questão deixar a criança triste, é capaz criar mais atrito. Uma dica é explicar a cada um o que gostaria que fizessem diferente, além de elogiar as atitudes positivas.
Outra maneira de evitar brigas e o ciúmes, é incentivar a união entre os dois pequenos. Mostre que, ao se unirem, ajudando nas tarefas de casa, lições e brincadeiras, podem ter uma recompensa. Por exemplo, um passeio no parque ou comer um prato preferido. Assim, os laços se fortalecem, além de que serão criadas memórias positivas da infância.
Se mesmo com todo o cuidado o ciúmes surgir, deixe que os irmãos manifestem seus sentimentos. Não reprima, nem brigue, expressar a emoção é uma maneira de trabalhar a situação para não se repetir.
Quando os sentimentos são reprimidos podem causar traumas e ressentimento nas crianças. O diálogo é a melhor forma de resolver a situação.
Muitas famílias passam por situações de ciúmes entre os irmãos, mas é preciso ter calma, pois é um sentimento natural do ser humano. Os responsáveis precisam ter atenção no modo de ensiná-los a lidarem com essa emoção para que não os prejudique. Com uma boa conversa, é possível ajudar seus filhos no desenvolvimento de uma relação cada vez mais saudável.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!