Você sabia que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o acompanhamento com o pediatra até os 16 anos? O dia desse profissional tão importante para a saúde dos nossos pequenos está chegando e, como uma homenagem, vamos falar um pouco sobre a atuação deles na vida de crianças e adolescentes.
Acompanhar o desenvolvimento do seu filho é fundamental para garantir uma infância saudável e uma vida adulta sem maiores preocupações. Vacinas, exames de rotina e orientações sobre alimentação são algo que somente os especialistas em bebês e crianças conseguem avaliar da melhor forma.
Quem acha que só deve procurar um pediatra no pós-natal, está enganado. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o ideal é marcar a consulta já durante o terceiro trimestre de gravidez.
Essa conversa é a melhor oportunidade para antecipar quaisquer riscos e é tão importante quanto a assistência ao recém-nascido e suas primeiras consultas. Ainda mais se levarmos em conta que os primeiros mil dias de vida (da concepção até os dois anos de idade) são decisivos para a definição da saúde de uma pessoa.
Uma boa relação entre pais e médico garante uma infância mais saudável. Se você está grávida, não esqueça de agendar uma visita ao pediatra de sua escolha.
De acordo com a SBP, a quantidade de visitas ao pediatra varia de acordo com a idade. É essencial manter a frequência para ouvir as orientações, esclarecer dúvidas e ficar por dentro da condição de saúde geral do seu filho.
Frequência ideal, segundo a SBP:
5 a 30 dias de vida: três consultas por mês;
2 aos 6 meses: uma vez por mês;
7 meses aos dois anos: uma visita a cada dois meses;
2 aos 6 anos: uma vez por semestre;
A partir dos 7 até o final da adolescência: uma consulta por ano.
O pronto-socorro é um local para emergências e urgências. Expor as crianças a um ambiente contaminado, não é recomendado, ainda mais em tempos de covid-19. Por isso, a não ser que seu filho demonstre sintomas muito graves, o melhor é manter-se em contato com o pediatra no consultório, ele já conhece o histórico e tem as informações necessárias para orientar sobre cuidados e exames necessários.
A Drogaleste gostaria de homenagear esses profissionais dedicados, que são tão importantes durante o início de nossas vidas. Obrigado por fazerem com que nossas infâncias fossem mais saudáveis e felizes!
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!