Você piscou e o seu bebê completou 11 meses e está se encaminhando para completar muito em breve seu primeiro aniversário. Mas, durante os 30 dias que antecedem a comemoração, algumas mudanças podem ocorrer no seu desenvolvimento.
Reunimos algumas das principais características do bebê de 11 meses para que você fique por dentro. Confira!
A cada dia e aos poucos, o bebê está aperfeiçoando a sua comunicação e forma de se expressar. Ele já fala algumas poucas palavras e emite vários sons muito parecidos com palavras, mas todos com algum significado.
Preste atenção no que ele tem a dizer e converse. Essa interação é muito importante para o seu aprendizado e para a sua comunicação como um todo.
Tente estimular a fala do seu bebê colocando alguma música para cantar com ele, enquanto faz gestos com as mãos. Faça brincadeiras em que você dê algum tipo de instrução para ele, como: “pegue a bola amarela”. Isso ajudará ele a associar os sentidos das frases e das palavras.
Já que o seu bebê está começando a falar mais palavras e a se expressar melhor, está na hora também de estimular o interesse pelos livros.
Existe uma série de livros feitos especialmente para bebês dessa idade, geralmente elaborados com tecidos, plástico ou outros materiais que não estragam facilmente. Você pode usá-los para contar histórias para o seu pequeno e depois deixá-lo manusear as páginas, vendo as figuras e ilustrações.
Se não tiver acesso a esses livros, que tal buscar por opções infantis em uma biblioteca próxima da sua casa para iniciar esse momento de interação com o seu bebê?
Nessa fase, em que o bebê já é capaz de entender algumas instruções simples, ele pode começar a querer não obedecer os pais, se recusando a entender o sentido da palavra “não”.
E é a hora de começar a impor certos tipos de limites à criança, para que aprenda a diferenciar o que pode ou não fazer, o que certo e o que é errado. Se o bebê arrancar a folha de uma planta, por exemplo, seja gentil ao dizer que “isso machuca a plantinha” e ensine-o a fazer carinho na planta.
Se ele quiser subir sozinho as escadas, diga que “não pode porque é perigoso, que ele pode cair e se machucar” e peça para que ele volte sozinho para o lugar onde estava.
Mesmo que o seu bebê ainda necessite de cuidados e dos pais para muita coisa, já é possível dizer que ele está ficando cada vez mais independente. Afinal, já dá alguns passinhos, caminha se apoiando nas paredes e nos móveis e estica os braços para alcançar o que quer.
Nas refeições, consegue se alimentar usando as próprias mãos, se esforça para segurar copos plásticos e, em alguns casos, já consegue tomar água sozinho.
Mesmo que o seu bebê tenha a oportunidade de conviver com outras crianças da mesma idade e brincar ao lado delas, é comum que ele não interaja com os demais e permaneça concentrado em sua brincadeira, sozinho.
Nessa fase, os bebês costumam se “agarrar” a coisas que lhes dão conforto, como um travesseirinho, uma fralda de pano, um brinquedo, uma pelúcia ou qualquer outra coisa que dê tranquilidade. Observe o comportamento e identifique qual objeto tem esse papel para o seu bebê. Dessa forma, poderá levar para a casa dos avós, por exemplo, quando precisar passar a noite com eles.
Aproveite cada momento dos 11 meses do desenvolvimento do seu bebê. Logo, logo, ele irá completar um ano de vida e outras transformações irão acontecer!
Crédito da imagem: Orbon Alija - iStock
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!