Você já deve ter ouvido falar em reeducação alimentar e o quanto faz bem para saúde! Mudar um hábito não é nada fácil, mas não é impossível, ainda mais quando o objetivo é ter melhor qualidade de vida!
Diferente das dietas, você não precisa se privar de comer qualquer coisa. A frase que mais representa essa forma de comer é “fazer as pazes com os alimentos”, pois diferente de certos métodos restritivos, que declaram guerra a alguns alimentos, essa é a hora de deixar tudo em paz.
Primeiro será preciso fazer uma análise de como tem sido sua alimentação, por exemplo: observe se você consome muito refrigerante, pouca salada ou toma menos de 2 litros de água por dia.
Junte todas as informações e faça uma pequeno relatório sobre seus hábitos alimentares. Depois, é hora de pensar em formas de trocar alguns itens por opções com mais qualidade: trocar o refrigerante por um suco natural, chás ou até água.
Resumidamente a ideia é apostar em alternativas mais saudáveis sem deixar de consumir o que você gosta.
Pronta para começar? Tenha sempre em mente que você não vai parar de comer suas comidas prediletas mas sim controlar melhor o consumo, tentando alcançar um equilíbrio entre os alimentos. Veja as dicas!
Não se apresse, lembre-se que é um processo gradual. Portanto, vá aos poucos fazendo substituições no seu cardápio. Adicione mais vegetais e verduras como brócolis, cenoura, alface. Na hora da sobremesa, opte por uma banana ou maçã.
Quando for se alimentar, tente ter sempre consciência de que pode haver uma opção mais saudável da que você está acostumado a consumir. Por exemplo, troque a carne vermelha pela branca; prefira os sucos naturais e deixe os industrializados de lado.
Nosso corpo é basicamente composto por água (aproximadamente 70%) e precisamos desse bem natural para nossos órgãos funcionarem da melhor forma. Além disso, beber até dois litros por dia garante mais hidratação para a pele e ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Tenha sempre uma garrafinha de água perto de você e evite líquidos no momento da alimentação.
A ideia não é abandoná-lo de vez. Já falamos que o objetivo da reeducação alimentar é escolher opções mais saudáveis, então que tal ir diminuindo as porções do açúcar que, em grandes quantidades, faz muito mal para a saúde? A boa notícia é que o nosso paladar é totalmente adaptável.
Ao reduzir a quantidade de doces, com o tempo, o desejo começa a diminuir. Uma dica são os chocolates amargos ricos em cacau (70% para cima) que contenham pouco açúcar . Experimente, você não irá se arrepender.
Não tenha pressa em se alimentar, sabemos que o cotidiano é corrido, mas reserve a hora da refeição para comer com calma. A mastigação é importante para quebrar a comida em partículas e ajudar a melhorar a digestão.
Se você tiver dificuldades ou muitas dúvidas na hora de realizar sua reeducação alimentar, busque por um profissional. O nutricionista pode ajudar você a fazer uma reeducação alimentar personalizada, ajudando em suas dificuldades.
Gostou das dicas? A reeducação alimentar oferece mais qualidade de vida. Aposte já nessa ideia.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!