Com o passar dos anos, a tecnologia revolucionou os produtos capilares, indo dos cremes e shampoos até o popular pente.
Para quem imaginava que qualquer pente resolvia a questão de arrumar as madeixas, está muito enganada. Dependendo do material e formato pode não ser ideal ao seu tipo de cabelo, provocando a quebra dos fios.
Para te ajudar, reunimos informações sobre quais pentes são ideais para cada tipo de fio para que você faça a escolha certa!
Existem pentes de vários materiais o que influencia na finalidade de uso, por exemplo:
Pente fino: ideal para fazer vários tipos de penteado, ajuda na divisão dos fios e para dar volume nas mechas.
Pente com dentes largos: auxilia a desembaraçar os cabelos que são mais grossos, sem forçar o fio e quebrá-lo.
Pente de madeira: ajuda a estabilizar o fio, tirando o frizz.
Pente jacaré: desembaraça cabelos ondulados, além de auxiliar a dar volume aos fios lisos.
Pente garfo: modela os cabelos crespos e proporciona volume.
Agora que você já sabe os modelos de pentes disponíveis no mercado e suas finalidades, vamos as indicações de qual utilizar em cada tipo de cabelo.
Os cabelos cacheados são mais frágeis e geralmente finos, por isso são recomendados os pentes de dentes largos. As opções de madeira ou ionizados (em que a eletricidade estática é neutralizada) deixam com menos frizz e ajudam a desembaraçar melhor os fios.
“No caso dos cacheados, é importante escolher pentes com dentes de 2 a 3 milímetros de distância”, explica o personal hair do Shades Studio, Ivan Santos.
Os fios crespos são conhecidos pela sua fragilidade, o que dependendo do tipo de pente pode influenciar na queda. “Normalmente o cabelo crespo tem uma textura fina, o que facilita a quebra dos fios se forem desembaraçados de forma incorreta. O melhor pente para esse tipo é aquele com uma distância que varia de 4 a 6 milímetros entre os dentes”, explica Santos.
A recomendação é utilizar um pente garfo, além do de madeira, plástico ou metal, mas desde que esses três últimos sejam ionizados. Além disso, o ideal não é pentear o fio seco. Na hora de desembaraçar, deve-se utilizar um leave-in, creme de pentear ou óleo finalizador.
O cabelo liso possui mais dificuldade para encontrar o pente ideal, pois depende do perfil dos fios (finos, mistos e grossos).
Mas, a recomendação é de optar por pentes de plásticos como o jacaré, com dentes em espaçamento médio para conseguir pentear da melhor maneira. Com relação ao uso de cremes e óleos para desembaraçar, alguns não são indicados.
“Normalmente não é recomendado o uso de borrifador nem de óleo e silicone, porque esses produtos deixam o cabelo liso muito pesado e oleoso.”, explica Marcos Coraza, hairstyle do Gilberto Cabeleireiros.
--
Gostou das dicas? Agora que você já sabe qual melhor tipo de pente para seu cabelo, é só escolher o material e cuidar da saúde dos seus fios.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!