A campanha Outubro Rosa é realizada anualmente com o objetivo de conscientizar sobre as questões que envolvem o câncer de mama. Somente para 2020, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima a ocorrência de mais de 66 mil novos casos de câncer nos seios.
É muito importante saber que quanto mais cedo é detectado o câncer de mama, aumenta-se a possibilidade de tratamento e de cura da doença. Saiba mais sobre o assunto:
Em 1990 foi realizada a primeira edição da “Corrida pela Cura”, feita pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos, com o objetivo de divulgar mais a prevenção e tratamento dessa patologia. Os participantes ganharam um pequeno laço rosa para simbolizar a ação.
Com o tempo, as ações relacionadas à prevenção e câncer de mama foram ganhando força em todo o mundo e o laço rosa tornou-se o símbolo de luta contra a enfermidade.
O câncer de mama consiste em um tumor maligno que se forma pela multiplicação desordenada de células da mama.
Entre o sintomas dessa doença, a principal está a presença do tumor que geralmente surge sem motivo aparente no seio e não causa dor. Com relação aos outros sintomas, são eles:
Alterações nos mamilos;
Pele da mama avermelhada;
Saída de líquido das mamas;
Nódulos nas axilas ou pescoço.
É importante que a mulher conheça seu corpo e sempre observe qualquer mudança. Por isso, realizar consultas no ginecologista são fundamentais. Esse profissional consegue detectar qualquer anormalidade e ainda pedir a realização de exames para constatar como está a saúde feminina.
Para a investigação do câncer de mama, o INCA informa que, além do exame clínico da mamas, outros como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética podem ser solicitados pelo médico.
Quando confirmado o diagnóstico de câncer de mama, o tratamento será avaliado pelo médico levando em conta as condições de cada paciente já que dependerá da fase em que a doença está (estadiamento) e o tipo de tumor. Alguns deles são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).
Vale ressaltar que quando descoberto no início, o tratamento conta com um potencial curativo maior. Nos casos de metástases, o foco é prolongar e melhorar a qualidade de vida da paciente.
O câncer de mama pode surgir em qualquer mulher, principalmente se houver predisposição genética (quando alguém da família já teve a doença). Até mesmo em homens essa enfermidade pode ser detectada, mas de maneira rara.
Alguns fatores auxiliam a levar uma vida mais saudável e reduzir a chance de surgir um nódulo. Entre as formas de prevenção, estão:
É recomendado que a alimentação tenha uma diversidade de pratos, dando preferência aos alimentos mais naturais que proporcionam saúde e bem-estar.
Não podemos ficar com o corpo parado, é preciso dizer não ao sedentarismo. Há diversas opções de atividades físicas para você praticar e, assim, movimentar seu corpo. Pode ser caminhada, corrida, natação, pilates, musculação entre outros. A atividade física vai auxiliar na saúde e fortalecimento do corpo e imunidade.
Com a chegada da maturidade, as consultas ao ginecologista precisam ser realizadas pelo menos uma vez ao ano.
Como o câncer de mama possui mais chances de cura quando o diagnóstico é feito no estágio inicial, o acompanhamento do ginecologista torna-se indispensável, por isso mantenha seu calendário de consulta de forma regular.
A obesidade está ligada ao desenvolvimento de outras doenças como diabetes, hipertensão entre outras. No caso do câncer de mama, o sobrepeso conta como fator de risco após a menopausa. Fique de olho no seu peso!
Previna-se, cuide bem de sua saúde e observe qualquer mudança em suas mamas para buscar ajuda médica o quanto antes.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!