Ao longo dos anos, nosso corpo passa por mudanças, por uma série de motivos. “Isto acontece por causa dos fatores naturais de envelhecimento como alterações hormonais e modificações na produção de proteínas do organismo, mas pode ser acelerado por fatores externos como radiação solar, poluição do dia a dia, tabagismo, má alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, doenças e determinados estilos de vida”, explica o Dr. Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Não existe uma idade ideal para começar os tratamentos dermatológicos, mas é importante fazer a manutenção sempre, independentemente da idade. Uma rotina saudável é fator chave para garantir uma pele saudável e bonita por toda a vida. Alguns cuidados importantíssimos, que devemos incorporar religiosamente no dia a dia são: uso de protetor solar, limpeza adequada - tirando todos os resquícios de maquiagem - e hidratação.
Mas ao longo do tempo, os produtos que usamos devem ser adequados às novas realidades. O tratamento ideal depende das necessidades de cada pessoa, mas o mais importante é a prevenção. É preciso consultar um dermatologista regularmente, prevenir-se do sol, alimentar-se bem e ingerir muito líquido.
Fique de olho nas dicas de cuidados específicos por faixa de idade e cuide-se!
Nessa fase da vida, o tratamento é uma forma de prevenção para evitar flacidez e rugas. O ideal é começar o mais cedo que puder, fazendo uma limpeza profunda, hidratação, proteção solar e usar alguns antioxidantes. Levando sempre em conta o tipo de pele (oleosa, seca, mista ou normal) na hora de escolher os itens para a rotina de cuidados com a pele.
É preciso utilizar diariamente protetor solar anti-UVA e UVB, higienizar e eventualmente usar suplementos orais como a vitamina C e vitamina E.
“Nesta fase da vida, perdemos cerca de 1% de sustentação da pele a cada ano, aumentando para um total de 30% nos anos seguintes à menopausa”, destaca a médica dermatologista Marcelle Nogueira, Assessora do Departamento de Dermatologia Geriátrica da SBD. A acne da mulher adulta é muito frequente nesta faixa etária, por isso é importante a utilização de produtos oil free, como sabonete de glicerina, esfoliantes e cremes para peles oleosas.
Para quem está acima dos 40 é recomendado usar, além dos fotoprotetores e antioxidantes, agentes firmadores, antirrugas e despigmentantes, quando necessário. Isso porque ocorre perda mais intensa de colágeno e a hidratação e começa a sofrer alterações mais evidentes, então invista em um bom creme anti-idade para preencher as linhas e estimular a produção de colágeno.
Nessa fase as mulheres já devem passar a usar produtos que estimulam a produção de colágeno na face e, principalmente, ao redor dos olhos, pois as pálpebras já sofrem com sinais mais intensos do envelhecimento, também com produtos anti-idade.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!