O inverno chegou! Com ele, as temperaturas caem, o tempo fica seco e os banhos mais quentes. Essa mistura acaba afetando nosso cabelo e precisamos tomar alguns cuidados para garantir a saúde e hidratação.
Ressecamento
Quando usamos a água muito quente para lavar os fios, ela remove todo o óleo natural do couro cabeludo, deixando-os ressecados e sem vida. Não bastasse isso, durante o inverno acabamos consumindo menos líquido, contribuindo ainda mais para o enfraquecimento.
Oleosidade
O organismo tenta corrigir a falta do óleo natural com uma produção ainda maior, deixando o cabelo oleoso e pegajoso. Se o frio já tira a coragem de tomar banho, quanto mais de lavar as madeixas, não é mesmo? É comum as pessoas lavarem menos o cabelo no frio, fato que também prejudica os fios.
Frizz
Você sabia que aqueles cabelinhos que ficam em pé (o famoso frizz) podem ser causados por causa da quebra? E é possível piorar durante os meses mais frios do ano, já que sofrem com a ação de fatores externos, como as temperaturas muito mais baixas
Opacidade
Mais um problema causado pela temperatura do chuveiro! Quando muito quente, deixa as pequenas escamas, que formam cada fio, abertas e faz com que percam a habilidade de refletir a luz, causando a opacidade.
Quer evitar todos esses probleminhas e manter suas mechas poderosas, brilhantes e hidratadas? Confira essas dicas!
Essa vale tanto para as madeixas como também para a pele! Não que seja necessário deixar a água gelada, principalmente quando está 15 graus lá fora, mas procure mantê-la morna.
Se não aguentar, aqui vai um truque: deixe a lavagem dos cabelos para o final do banho. É possível enrolar-se em uma toalha e enxaguar a cabeça com o chuveirinho para sentir menos a friagem. Pode parecer um trabalhão, mas é um jeito supereficiente de garantir a saúde da sua cabeleira.
Lave a cabeça um dia sim e outro não. É um erro acreditar que só porque as mechas não aparentam, não estão sujas. Além da oleosidade extra que acumula no couro cabeludo, os fios tendem a cair com mais facilidade.
O ideal é montar um cronograma levando em conta seu tipo: para os mais oleosos, lavagem todos os dias. Já para os secos, pelo menos três dias na semana.
Sair ou dormir com os fios molhados pode deixá-los quebradiços, incentivando o frizz e caspa. A melhor coisa nessa hora é recorrer ao nosso amigo, secador. Mas, lembre-se de usá-lo com sabedoria, pois a potência máxima pode detonar o cabelo.
Opte pela temperatura morna, mantenha uma distância de aproximadamente 30 cm da cabeça e procure sempre aplicar um protetor térmico antes de começar. Uma vez por semana vale deixar secar naturalmente.
Ao longo da estação, o condicionador é um poderoso aliado para ajudar a manter as cutículas do fio seladas e oferecer mais brilho e maciez. Toda vez que for lavar os cabelos, aplique o seu favorito de acordo com as instruções do fabricante!
Se você quiser um toque ainda mais profundo de hidratação, opte por usar uma máscara antes de passar o condicionador. A ordem é a seguinte: shampoo + máscara + condicionador = cabelo lindo de viver! Aplique o creme de uma a duas vezes por semana, em casa, de acordo com a necessidade.
Claro que as boinas e gorros são estilosos e dão uma boa incrementada no look, mas dê uma maneirada. Se seu cabelo estiver sujo, esses acessórios irão apenas contribuir para o aumento de oleosidade no seu couro cabeludo. Então, vista com moderação!
Use e abuse dessas dicas mara e tenha madeixas saudáveis o ano inteiro.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!