Um dos métodos que auxiliam a mulher a ter controle de sua vida sexual e ciclo menstrual é a pílula anticoncepcional. Devido aos seus benefício e praticidade, muitas pessoas acabam utilizando, mas não sabem que, dependendo de alguns hábitos, podem prejudicar sua eficácia.
A pílula possui entre seus benefícios, além da prevenção da gravidez, o controle do ciclo menstrual e diminuição das cólicas. Porém, precisa ser tomada corretamente para tenha o resultado esperado.
Mas, você sabia que alguns fatores são capazes reduzir e até cortar o efeito desse medicamento? Confira!
Ingerir uns minutos depois da hora estipulada não tem problema, a situação realmente fica crítica quando o atraso for maior. O ideal é seguir a recomendação médica e da bula, tomando a medicação sempre no mesmo horário. Se não conseguir, consulte seu médico para te indicar outra alternativa como as versões injetáveis ou até mesmo o DIU.
Ainda não existe comprovação de que o álcool corte o efeito do anticoncepcional, mas o recomendado é ingerir bebidas alcoólicas somente depois de duas horas após tomar a medicação, pois o álcool dissolve o remédio o que pode intervir na absorção .
Tanto o vômito quanto a diarreia são capazes de afetar o resultado da pílula se ela ainda não tiver sido metabolizada pelo organismo. Então, se passar por alguma das situações, previna-se com outros métodos contraceptivos como a camisinha, por exemplo.
Outra forma que interfere na eficácia da pílula é interrompê-la antes do indicado. Dessa forma, o organismo acaba se confundindo e ficando sem controle do ciclo menstrual, além de diminuir a proteção do medicamento no caso de relações sexuais.
Prolongar o uso, adicionando outra cartela sem recomendação médica, também não é indicado. Siga sempre as instruções do seu ginecologista para evitar não só uma gravidez indesejada como demais problemas de saúde.
Tomar a pílula do dia seguinte junto com anticoncepcional é um erro que pode fazer mal a saúde feminina por conta do excesso de hormônios. Use-o da maneira correta para que não precise apelar para a pílula do dia seguinte.
Viu só como pequenos hábitos podem prejudicar a eficácia do medicamento? Por isso, siga sempre as indicações do seu ginecologista e da bula.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!