Todo mês você passa por aquela semana marcada por tristeza, ansiedade, raiva, choro e uma montanha-russa de sensações? Segundo o Ministério da Saúde, você faz parte de cerca de 80% das mulheres que sofrem com a famosa tensão pré-menstrual, popularmente conhecida como TPM.
Segundo a ginecologista Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a TPM acontece porque durante a fase da ovulação existem mudanças hormonais que podem gerar alterações clínicas em quem tiver mais predisposição.
Ainda de acordo com a Dra. Ana, os principais sinais são:
Dor de cabeça (cefaleia);
Dor nos seios (mastalgia);
Inchaço;
Alteração do humor.
Mesmo aqueles exercícios menos aeróbicos ajudam. “As atividades físicas liberam endorfinas que contribuem para a estabilidade e controle emocional e têm um grande potencial para auxiliar nesse momento”, explica Dra. Ana Carolina. A endorfina e serotonina são responsáveis pela sensação de bem-estar em nosso corpo, por isso coloque-o em movimento.
A ginecologista também recomenda uma dieta rica em nutrientes, antioxidantes e vitaminas do complexo B. Os principais alimentos são: carnes, banana, atum, semente de gergelim, grãos integrais, batata e lentilha. Fique longe de sódio e comidas estimulantes como chocolate, refrigerante ou café
Quer se manter mais calma? Aposte nos chás. Camomila, valeriana e erva-cidreira funcionam como calmantes e ajudam a reduzir a irritação.
Além disso, o conforto de uma bebida quente é sempre bem-vindo para acalmar os ânimos e te deixar mais equilibrada.
Uma das coisas que devem ser evitadas de todas as formas durante a TPM é tomar decisões que demandam paciência e equilíbrio mental. Deixe as “DRs” e conversas mais difíceis para outro momento.
Faça bom uso de passatempos e outros hobbies que te proporcionem prazer e calma. Aproveite também a chance para fazer uma ligação de vídeo com as amigas.
Essas cinco dicas de ouro irão te ajudar a tirar a TPM de letra!
Além da tensão pré-menstrual comum, que atinge a maior parte das mulheres, há outros dois tipos. A Febrasgo considera a síndrome pré-menstrual e a tensão disfórica pré-menstrual. A SPM e TDPM são dois transtornos relacionados aos sintomas da fase pré-menstrual. Considera-se o TDPM como sendo um subtipo e também como a forma mais grave da SPM.
A prevalência dos sintomas da SPM é de 75% a 80% nas mulheres em idade reprodutiva e com grande variação no número, duração e gravidade dos sintomas. Já a prevalência do TDPM é de 3% a 8% e os sintomas estão relacionados ao humor, como déficit de funcionamento social, profissional e familiar. Nesses casos, há a necessidade de acompanhamento médico.
--
Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog aqui na página da Droga Leste. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Fale com a gente pelo e-mail marketing@rededrogaleste.com.br. Cuide bem, viva bem!