Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil

O câncer é um problema que também pode afetar as crianças. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 12 mil novos casos são registrados por ano no Brasil.

Com o objetivo de conscientizar os pais e responsáveis sobre o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura dos pequenos, é comemorado em 15 de fevereiro o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil.

Ao promover a data e realizar a campanha em todo o mundo, a Iniciativa Global contra o Câncer Infantil da Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende eliminar toda a dor e sofrimento das crianças que lutam contra o câncer, alcançando pelo menos 60% de sobrevivência para os pequenos com câncer até 2030.

Como alerta aos pais, queremos fazer a nossa parte divulgando informações sobre o tema. Nesse texto, falaremos sobre o câncer infantojuvenil, a importância do diagnóstico precoce e os tipos mais comuns. Confira.

O câncer infantojuvenil

O câncer pode atingir todas as pessoas, inclusive as crianças. Mas, no caso dos pequenos, a doença possui características diferentes quando comparadas à condição que atinge os adultos.

Em uma criança, as células podem se multiplicar rapidamente e de forma desordenada, porque as células que sofrem a mutação no material genético não conseguem amadurecer. Por causa disso, é muito mais fácil que nas crianças um tumor se manifeste mais rápido e se espalhe de maneira mais acelerada.

Por outro lado, as crianças costumam responder melhor ao tratamento do câncer do que os adultos, tendo cerca de 80% de chances de cura quando realizado corretamente.

Em todo o mundo, mais de 250 mil crianças e adolescentes menores de 20 anos são diagnosticados com câncer.

Diagnóstico precoce

O diagnóstico precoce é fundamental para o câncer infantojuvenil. Quanto mais cedo a doença for identificada pelo médico, mais tempo haverá para que o tratamento seja começado e combatida a doença.

O desenvolvimento do câncer infantojuvenil está relacionado a fatores ambientais e ao estilo de vida da criança. Alguns sinais e sintomas que a criança pode manifestar:

• Perda de peso;

• Vômitos pela manhã;

• Dor de cabeça;

• Febre recorrente;

• Palidez;

• Cansaço prolongado;

• Dor nos ossos ou articulações;

• Protuberância no abdômen, pescoço ou articulações;

• Hematomas ou sangramentos.

Ao perceber que seu filho apresenta algum desses sinais, leve ele ao médico para uma avaliação e diagnóstico. Quanto mais rápido for iniciado o tratamento, mais chances a criança terá de vencer o câncer.

Tipos mais comuns

Alguns tipos de câncer costumam atingir as crianças com mais frequência. Saiba quais são e suas principais características.

Leucemia

A leucemia é o câncer mais frequente entre as crianças, principalmente entre as que têm de 2 a 5 anos de idade. A doença atinge a medula óssea e o sangue, podendo causar dores nas articulações, fadiga, fraqueza, sangramento, febre, perda de peso entre outros. O tratamento é feito com sessões de quimioterapia e tem início logo após a confirmação do diagnóstico e pode durar até dois anos.

Linfoma

O linfoma é um tipo de câncer que começa nos linfócitos - as células que fazem parte do sistema imunológico - e costumam afetar os gânglios linfáticos e os tecidos linfáticos. Existem dois tipos de linfoma: os linfomas de Hodgkin (comum entre adolescentes) e os linfomas não Hodgkin (comum entre crianças de 4 a 12 anos), que atingem qualquer parte do corpo, principalmente tórax e abdômen.

Sintomas como perda de peso, febre, suor excessivo e fraqueza são comuns na criança afetada por um linfoma. O tratamento é feito com quimioterapia e as chances de cura são de 70% para os casos em que o diagnóstico é feito no estágio inicial da doença.

Tumores cerebrais

Os tumores cerebrais correspondem a células alteradas que se desenvolvem em diferentes partes do cérebro. Este é o segundo tipo mais comum de câncer em crianças, representando cerca de 26% dos casos.

Os sintomas variam de acordo com a área em que o tumor está localizado no cérebro. Mas, podem ser sintomas comuns o choro excessivo da criança, sonolência, náuseas, vômitos, tontura, dores de cabeça e desânimo.

Agora que você conhece alguns dos principais sintomas do câncer infantojuvenil, fique atento ao seu filho e busque por orientação médica o mais rápido possível para que as chances de cura sejam maiores.

Crédito da imagem: FatCamera - iStock